Fonte: Outpatient Surgery publicado em 22/09/2015
O FDA, órgão governamental dos Estados Unidos que controla alimentos e medicamentos, está alertando profissionais e pacientes que endoscópios amplamente utilizados têm sido associados a um pequeno, porém significativo, número de infecções em pacientes.
O órgão diz que os problemas relacionados com broncoscopias parecem menos graves que os relacionados a endoscopias do trato gastrointestinal, que por sua vez têm sido associadas a numerosos surtos fatais. Trata-se de uma “investigação proativa” para averiguar se medidas adicionais terão de ser tomadas, a fim de garantir que os endoscópios são seguros.
Entre janeiro de 2010 e junho de 2015, o FDA recebeu 109 relatórios sobre equipamentos médicos, relacionados a infecções ou contaminações de equipamentos usados em broncoscopias flexíveis. É um número pequeno considerando o número de procedimentos de broncoscopia, aproximadamente 500.000 realizados nos Estados Unidos a cada ano, o órgão admite, mas houve um pico em 2014, quando 50 dos relatórios foram recebidos.
Destes, um número pequeno indica contaminação persistente, mesmo quando as instruções de reprocessamento do fabricante foram seguidas, diz o órgão, acrescentando que a maioria dos outros problemas estão ligados a dois temas recorrentes: “falha ao seguir meticulosamente as instruções do fabricante para reprocessamento” e “uso continuado de equipamentos apesar de questões como integridade, manutenção e problemas mecânicos”.
Assim sendo, o FDA pede que as instituições:
– Respeitem estritamente as instruções de reprocessamento dos fabricantes
– Retirem imediatamente de serviço qualquer endoscópio reprovado em testes de vazamento
– Observem todas as medidas recomendadas de manutenção preventiva
Escrito por: Jim Burger