image_pdfImprimir notíciaimage_print

academia nascescme

ACADEMIA BRASILEIRA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Uma academia formada por profissionais de alto nível focada no desenvolvimento da saúde no Brasil.

SOBRE NÓS

Nossa Academia , em resumo:

Criada por Ana Miranda em 2020 , a Academia NasceCME- Academia Brasileira de Profissionais da Saúde  reúne  um conjunto de profissionais , escolhidos entre os mais ilustres especialistas brasileiros e estrangeiros. A Academia visa discutir as  questões políticas, éticas e sociais que cercam os tópicos científicos atuais e futuros da assistência a saúde. A Academia reflete, antecipa, explica e se pronuncia, principalmente por meio de opiniões e recomendações sempre que julgar pertinente. Nosso objetivo é fornecer aos formuladores de políticas públicas uma estrutura de conhecimento, aconselhamento e alerta e, de forma mais ampla, esclarecer os debates e as escolhas de nossa sociedade. Além disso, a Academia apoia a pesquisa, estando  comprometida com a qualidade do ensino  na expectativa de  promover as atividades  científicas em nível nacional.

NOSSOS SÍMBOLOS DE IDENTIDADE

É externamente gratificante perceber a sensibilidade e o tratamento respeitoso a equipe de Enfermagem, nas palavras de alguém da relevância de Djamila Ribeiro. Pessoa admirável que muito nos orgulha pela sua contribuição no campo social. Ela a exemplos de tantas outras personalidades poderia se calar diante desse fato, mas pelo contrário ressaltou o trabalho da Enfermagem feminina e foi além. No mesmo texto chama a atenção ao trabalho árduo que a colega Alva Helena de Almeida vem desenvolvendo enquanto ativista em prol das mulheres negras trabalhadoras da Enfermagem. Cabe aqui destacar que a Alva compõe a Academia Brasileira de Profissionais da Saúde – ABPS, no Painel do Especialista o que muito nos honra. No seu texto Djamila prossegue chamando nossa atenção para mais uma colega enfermeira, Berenice Kikuchi, que tem se destacado em projetos e ações que objetivam a promoção de politicas públicas para pessoas negras.

O NasceCME e a Academia NasceCME promovem o evento presencial “História e Ciência: Evolução da CME e o Bicentenário da Independência do Brasil”, em Ribeirão Preto, que espera reunir, talentos do segmento de processamento de produtos para saúde, tecnologias e além de muita troca de conhecimento e informação de qualidade
Garanta já a sua inscrição e não perca esse encontro!
Inscrições: Clique na imagem ou leia o QR-Code

NOSSOS PARCEIROS

Uma academia formada por profissionais de alto nível focada no desenvolvimento da saúde no Brasil.

AGENDA

14 de setembro – 20h – reunião ordinária dos membros da academia
22 de setembro – Evento “História e Ciência: Evolução da CME e o Bicentenário da Independência do Brasil” em Ribeirão Preto
04 a 07 de outubro – 16a Jornada Norte-Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização. – Fortaleza – CE

FUNDADOR

Ana Miranda

PRESIDENTE

Diretora Executiva NASCECME Group®. Idealizadora e realizadora do 1°, 2°, 3° e 4° Congresso Nacional de Limpeza e Esterilização – CONALE – Webinário. Autora da Nota Técnica: CME e coronavírus. Coautora do livro “Teoria e Prática na Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico“. Coautora do livro “Recomendações Práticas para Processo de Esterilização em Estabelecimentos de Saúde” – Guia elaborado por Enfermeiros Brasileiros. Coordenadora do REDE NASCECME – Grupo de rede social de mensagens. Fundadora e 1a Presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização – SOBECC. Graduada e Pós Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Especialista em Enfermagem em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia São Paulo.

Patrono e Membro Benemérito

Maria Lucia Pimentel de Assis Moura

PATRONA (in memoriam)

Manoel Amaral Baumer

MEMBRO BENEMÉRITO (in memoriam)

PAINEL ESPECIALISTA

Alva Helena de Almeida

ESPECIALISTA

Mulher negra, ativista em defesa irrestrita do SUS público, de qualidade e sem racismo. Integrante da Articulação Nacional de Enfermagem Negra ANEN. O SUS representa a maior conquista da população brasileira, e a defesa da Enfermagem é comprometer-se com a dignidade profissional e com a defesa de direitos do maior contingente de profissionais do setor saúde. Servidora pública aposentada. Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia. Licenciada em Enfermagem. Mestre em Saúde Pública e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo.Experiência na educação profissional e permanente do quadro de profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Aniete Goes

ESPECIALISTA

Pedagoga com Habilitação em Orientação Educacional e Aperfeiçoamento em Administração de Recursos Humanos – UCSAL/BA. Pós-Graduação com Especialização em Psicopedagogia Lúdica Faculdade de Educação da Bahia. Consultora Organizacional em Desenvolvimento Humano e em Programas de Treinamento para o Desenvolvimento das Habilidades no Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Vida. Facilitadora do Processo de Educação Emocional nas Organizações Empresariais e Educacionais e Instituições de Saúde. Facilitadora do Seminário “A Arte de Viver em Paz”, da UNIPAZ e Universidade Holística Internacional. Professora do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX, Extensão da Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER. Professora Convidada de Pós-Graduação em Instituições de Ensino como Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Faculdade INESP e outras. Professora da Universidade Corporativa – UCAS/AHSEB. Consultora da TREIDE – Apoio Empresarial/Belém PA. Escritora: Livros “A Sabedoria de Ser Gente”, “A Descoberta do Sentir”. Poeta com participação no IV Festival de Poesia de Lisboa e em diversas Antologias em Brasil e Portugal; Desenvolve Treinamentos em Instituições de Saúde, Humanização no Atendimento, Gestão de Conflitos, Liderança; Ministra cursos, consultorias, treinamentos, palestras em diversas empresas brasileiras.

Ana Paula das Neves Quintino

ESPECIALISTA

Enfermeira especialista em CME, graduada pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Experiência na assistência hospitalar e ambulatorial. Há 7 anos atuando na área de CME, prestando assessoria em CME a 6 unidades de saúde (3 hospitai. Nos Ames, foi responsável pela elaboração do projeto de implantação das 3 CMEs desde a adequação da planta física, fluxo operacional, aquisição de equipamentos e insumos, elaboração de protocolos operacionais, dimensionamento de recursos humanos e treinamentos em processamento de produtos para a saúde. Em hospitais, a assessoria se deu por meio de elaboração de propostas de adequação de infra estrutura, padronização de insumos,padronização de processos de trabalho, treinamentos sobre processamento de produtos. Além destes, todas as unidades foram informatizadas, permitindo o controle sistemático da produção, estoque, dispensação e controle e rastreabilidade de todos os produtos produzidos pelas CMEs. Todas as ações atendendo ao cumprimento das legislações vigentes.

Bruna Peres Sabagh

ESPECIALISTA

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Ciências pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (2011) e doutorado em Ciências pelo INCQS (2017). Atualmente é pesquisadora em saúde pública do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, chefe substituta do Departamento de Microbiologia, chefe do Serviço de Microbiologia de Apoio, Coordenadora Adjunta do Núcleo Técnico de Saneantes e responsável pelo Setor de Saneantes do Departamento de Microbiologia do INCQS. Possui experiência na área de Microbiologia com ênfase em Controle Microbiológico de produtos sujeitos à vigilância sanitária, em especial os saneantes, atuando principalmente nos seguintes temas: desinfetantes, atividade antimicrobiana de desinfetantes, susceptibilidade de microrganismos aos desinfetantes e outros biocidas.

Carla Vendramini

ESPECIALISTA

Designer graduada em ProgramaçãoVisual pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Pós-graduada em Design Editorial pelo SENAC SP. Autora de artigos e publicações sobre design, sinalização e ambientação de interiores. Professora e Palestrante em temas ligados ao Design.
Diretora e Designer titular do escritório FORMO Arquitetura e Design atua, desde 1990, nos setores de Arquitetura e Design nos segmentos corporativos, comerciais e de serviços, institucionais e de saúde, desenvolvendo projetos integrados no Brasil e no Exterior. Na área de Design, projeta Sistemas de Identidade Visual, Projetos Gráficos, Editoriais e Sinalização.

Gerson Roberto Luqueta

ESPECIALISTA

Engenheiro eletrônico, pedagogo com especialização em ensino profissionalizante para jovens e adultos. Doutor em Engenharia Biomédica. Professor universitário. Especialista no desenvolvimento de equipamentos e sistemas para CME, atuando a mais de 25 anos no segmento.
 

Giovanna Paola Ruiz Beltrán

ESPECIALISTA

Atualmente, Especialista Clínica em Esterilizacão e Aplicações, Colômbia Kaika Sas; Especialista Clínica Responsável de Educação na Região Latino americana – Antonio Matachana SA. Diplomada em Gestão Integral de Projetos, Centrais de Esterilização, 2005, Profissional em Instrumentação Cirúrgica, 2003 e pós-graduada em Especialização em Auditoria em Saúde, 2022 pela Fundación Universitaria Del Área Andina. Diplomada em Segurança do Paciente, 2019 pelo Politécnico Mayor.

Gilvane Lolato

ESPECIALISTA

Mestranda em Gestão e Metodologias da Qualidade e Segurança da Atenção em Saúde – Instituto Avedis Donabedian na Espanha. Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. MBA Gestão em Saúde, Controle de Infecção pelo INESP. Graduada em Administração de Empresas UGF. Coordenadora de MBA, Pós-Graduação e Cursos de Curta Duração, com temas voltados para a gestão da qualidade, segurança do paciente e acreditação. Fellowship ISQua (International Society for Quality and Health Care). Diretoria de Curadoria do HUB Gestão do Conhecimento da ABPRH. Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – SOBRASP. Membro da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC. Gerente Operacional da ONA

Graciana Maria de Moraes Coutinho

ESPECIALISTA

Graduada em Enfermagem, Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVAS (2000); Especialista em Gerenciamento em Enfermagem, UNIFESP (2004) e mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (2010) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: profissionais de enfermagem, centro cirúrgico, centro de material e esterilização, infecção relacionada à assistência à saúde, enfermeiro. Atualmente é enfermeira e desempenha atividades de ensino na graduação, residência em Enfermagem na Escola Paulista de Enfermagem, UNIFESP.

Jorge Vicente Lopes da Silva

ESPECIALISTA

Doutor pela Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP, Mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela UNICAMP e Engenheiro Eletricista – UFES. É diretor do CTI Renato Archer. Foi Pesquisador Visitante no Instituto de Automática Industrial, Espanha. Foi professor do Curso de Especialização em Engenharia Mecânica da Universidade Metodista de Piracicaba e do curso de especialização em Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas. É pesquisador do CTI Renato Archer, desde 1988, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de automação industrial e robótica. Foi de curso de robótica e professor do laboratório de robótica da EBAI. Criou e coordena até hoje o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais – NT3D do CTI dentro da qual são desenvolvidos três grandes programas de P,D&I em impressão 3D (manufatura aditiva) direcionados para três setores da atividade. O NT3D/CTI, sob sua coordenação, atua como um laboratório aberto e colabora na formação de recursos humanos apoiando trabalhos de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento, com mais de 200 teses apoiadas de universidades nacionais e do exterior.

Júlio César Costa

ESPECIALISTA

Especialista em Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz; Avaliador Líder da Metodologia ONA; Enfermeiro, atuando há mais de vinte anos em hospitais de grande porte, com sólido conhecimento operacional e de gestão em diversas áreas, especialmente no Centro Cirúrgico e na Central de Materiais; Atualmente atua na Gerência de Enfermagem do Bloco Operatório e Alojamento Conjunto do Hospital da PUC-Campinas, também compondo o time de avaliadores líderes do IQG – Instituto Qualisa de Gestão.

Leda Longhi

ESPECIALISTA

Formada em Enfermagem pela PUC Campinas; Pós-graduada em Administração Hospitalar pela Univ. de Ribeirão Preto; Especialista em esterilização por Óxido de Etileno – FMUSP. Foi docente no curso de Pós-graduação da Univ. de Ribeirão Preto nas disciplinas de Controle de Infecção e Administração do Serviço de Enfermagem. Foi docente pós-graduação nas disciplinas de registro de produtos para saúde no ICTQ. Autora do livro “Manual de Esterilização por Óxido de Etileno”. Foi consultora da White Martins para implantação e treinamento de Serviços de Esterilização no Brasil. Trabalhou como Diretora de Enfermagem e como Administradora: HC FMUSP, Hospital e Maternidade Interlagos, Hospital Ipiranga, Hospital Brigadeiro, IAMSPE; Tem atuado como consultora técnica em Regularização de Empresas; auditora em importadores e distribuidores nacionais, e fabricantes internacionais baseada na RDC 16/2013 e como consultora técnica na área de Notificação e Registro de Dispositivos Médicos junto à ANVISA.

Maria de Lourdes Prado da Silva

ESPECIALISTA

Diretora de Enfermagem do Bloco Cirúrgico do HCFMRP-USP; Especialista em Administração de Enfermagem em Saúde; Coordenadora de Enfermagem do Programa Robótico do HCFMRP-USP, com certificação pela Intuitive
Coordenadora do Subcomitê e Cirurgia Segura do HCFMRP-USP.

Mônica de Andrade

ESPECIALISTA

Cirurgiã Dentista; Consultora em Biossegurança e Criadora do perfil Biossegurança Sem Stress, onde desenvolve amplo trabalho de conscientização e valorização da Biossegurança na Odontologia, treinamento de equipe, organização de consultórios, consultoria em projetos de consultórios e cursos de biossegurança.

Melissa Soares Medeiros

ESPECIALISTA

Graduada em Medicina pela Univ. Federal do Ceará. Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Hosp.São José de Doenças Infecciosas. Short-Fellow na Wayne State University – Detroit no Serviço de Doenças Infecciosas e Laboratório de Micologia. Curso de HIV no NIH – Bethesda/Washington pela International AIDS Society. Mestrado em Farmacologia pela Univ. Federal do Ceará. Ingressou no Doutorado do mesmo Programa de Farmacologia. Fellow Research em Microbiologia com ênfase em HIV pelo Center of Global Health da University of Virginia. Especialização em Psiquiatria pela Univ. Estácio de Sá – RJ. Infectologista do Hosp.São José de Doenças Infecciosas. Diretora Executiva do Depto. de Pesquisa, Negócios e Inovação Tecnológica da FUNSAÚDE. Infectologista do Serviço de Controle de Infecção do Hosp. São Camilo Fortaleza. Docente da Fac. Medicina Unichristus – Coordena o Módulo de Doenças Infecciosas, o Mestrado de Ensino e Tecnologia em Saúde e o Projeto de Extensão em Farmacologia e Ensino de Literatura e Arte na Medicina. Médica de Referência em Genotipagem pelo Ministério da Saúde. Membro da Câmara Técnica de Antirretrovirais do Estado do Ceará. Desenvolve trabalhos de Educação em Saúde voltados para a Área de Infectologia – HIV, Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, Arboviroses e Covid-19 e desenvolvimento tecnológico na área da Saúde.

Rafael Silva Duarte

ESPECIALISTA

MD, PhD.; Médico e Microbiólogo; Clínico Geral no Serviço Nacional de Saúde de Portugal; Professor Associado e Pesquisador, Laboratório de Micobactérias Depto. Microbiologia Médica, Instituto de Microbiologia Paulo de Góes Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil.
 

ACADEMIA BRASILEIRA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A serviço da saúde do Brasil.