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14/07/2014 – O papel da comunicação na humanização da atenção à saúde

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Maria júlia Paes da Silva
Professora livre-docente do
Departamento de Enfermagem
Médico-Cirúrgica da Escola de
Enfermagem da Universidade de
São Paulo.

 

O artigo faz uma análise acerca do papel e influência da comunicação interpessoal no atendimento
em saúde. Resgata a compreensão do ser humano como alguém que possui códigos psicossociais
(lingüísticos) e psicobiológicos (seu comportamento e expressão não-verbal), argumenta
que os pacientes estão atentos e criam vínculos, basicamente, pela maneira como o profissional
consegue ser coerente e complementar na sua comunicação verbal e não-verbal. Entre
os princípios de comunicação expostos, está o de que não existe neutralidade nessas trocas de
mensagens feitas entre as pessoas, e que toda comunicação possui duas partes: o conteúdo, o
fato, a informação que queremos transmitir, e o que sentimos quando estamos interagindo com
o outro. O conteúdo está ligado ao nosso referencial cultural (que é diferente entre o leigo e o
profissional) e o sentimento que demonstramos ao interagir, que é percebido (mais ou menos
conscientemente) pelo outro, porque as emoções/sentimentos são expressos da mesma maneira
(com variações de intensidade) em todas as culturas humanas. Finalizando, a autora conclui
que para humanizar a assistência precisamos tornar mais consciente o código não-verbal, que
fala da essência do ser humano.

 

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