O monitoramento é o que da veracidade, norteia o processo, assegura e a eficácia da esterilização. O controle pode ser realizado através de indicadores mecânicos (relatório de parâmetros físicos do processo), químicos e biológicos (AORN, 2006; PADOVEZE, DEL MONTE, 2003). Existem controles para os equipamentos, para as cargas e para cada pacote. O resultado destes controles deve ser documentado e certificado pelo enfermeiro responsável do setor e arquivado por 20 anos (SOBECC, 2007). Existem legislações que determinam como devem ser realizados estes controles, como a ISO 14.937 (ISO, 2000).
COMO FAZER O CONTROLE E FAZER A DOCUMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO?
COMO FUNCIONA A ESTERILIZAÇÃO PELO METODO DE VAPOR SATURADO ?COMO FAZER A LIMPEZA DE UM INSTRUMENTAL OU MATERIAL CIRÚRGICO?
Comentários
1º Prêmio NASCECME
Ana Miranda

Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazanese; Pós-Graduada em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Unifesp; Autora do Guia “Limpeza sobre Materiais Cirúrgicos Complexos” e do livro “Teoria e Prática na Prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico”; Presidente Executiva do Portal NasceCME e da Revista NasceCME Magazine.
Fique Atualizado(a)
Receba informações sobre cursos, palestras e novidades em seu e-mail.