Nos dias atuais, tudo tem um tempo determinado para ser feito, e muitas vezes, o que nos é solicitado, é algo que requer urgência, ou como muitos dizem “para ontem”.
A paciência acaba sendo um artigo de luxo, que é pouco utilizada.
Mas o que é paciência? Podemos buscar num dicionário, e teremos a definição técnica do que seja esta palavra. Porém no dia-a-dia, sabemos que é muito mais que isso, é poder medir a nossa capacidade de resistir, e agir por impulso em determinadas situações, e fazer algo, reagindo de forma emocional, que irá nos fazer passar por situações desagradáveis, ou mesmo colocar outro ser humano, numa situação constrangedora.
Ao analisar a conduta dos líderes, pergunto: Será que muitos têm paciência para lidar com seus funcionários? Ou agem de certa forma como a maioria, que quer tudo feito urgentemente, como se o mundo fosse acabar agora?…Acredito que a resposta seja Sim, para a maioria dos lideres.
Todos sabem que um bom líder precisa ter muitas competências, como ser humilde, criativo, carismático, inovador, mas acima de tudo, acredito que paciência é uma competência muito importante que, aliada as demais, faz parte do sucesso profissional de cada um.
O líder é aquela figura, que mostra aos demais quais caminhos seguir, para que a instituição alcance o objeto traçado, e todos fiquem satisfeitos com a meta atingida. Se este profissional não sabe como agir em determinadas situações, que requer paciência e controle emocional, ele acaba por desmotivar a sua equipe, fazendo com que todos deixem de dar o melhor de si, diminuindo a possibilidade de seu crescimento pessoal, e consequentemente o da organização.
Vivemos em uma sociedade imediatista, onde tudo tem que ser feito muito rápido, e como funcionários procuramos mostrar o nosso valor, e ser reconhecidos o mais urgente possível, nas tarefas que são designadas, por nossos empregadores, ou mesmo para quem prestamos um serviços.
Nossos superiores nos cobram isso, pois a concorrência é grande, e se não mostrarmos no que podemos contribuir para a empresa, esta irá descartar nossos serviços, e buscar outro profissional que faça o que é solicitado.
Porém, se faz necessário dar um tempo ao funcionário, para que este se adapte as normas da organização, conheça a forma de trabalhar dos seus companheiros, e também de seus superiores, e é justamente neste momento que a paciência do líder deve ser maior, mas sem deixar que o funcionário faça “corpo mole”.
A cobrança deve existir, para que o profissional dê o melhor de si, porém deve ser feito de forma racional, calma, para manter este funcionário dentro da organização.
Para dar um exemplo, há pouco ouvi o relato de um profissional, que foi contratado para realizar determinados serviços, porém, com três dias de trabalho na empresa, foi cobrado de forma ríspida, por seu superior, sobre o resultado de um projeto que ele nem fazia parte, e que ainda estava tomando ciência, chegando a ouvir de seu chefe, que é o proprietário da empresa, que ele não sabia o motivo de ter contrato tal profissional.
Muitos são contratados por suas experiências, e conhecimentos, e isso é apresentado em currículo e em entrevistas que são submetidos, até serem contratados por uma instituição, mas ao ingressar numa nova empresa, todo funcionário necessita de tempo para se organizar e conhecer a organização, e assim poder começar a colocar os seus conhecimentos no dia-a-dia da mesma.
É conclusiva a evidencia de que a paciência desempenha um papel muito importante no sucesso de muita gente. O líder, é alguém que nos serve de exemplo, que pode nos acrescentar muito, em todos os aspectos, e se este profissional não sabe controlar seus impulsos, suas emoções, como podemos nos espelhar nele, e não agir da mesma forma?
Fica claro que, a paciência é algo muito importante na conduta de um líder, para poder motivar sua equipe, fazer com que todos olhem as coisas da mesma forma, e busquem sempre dar o melhor de si para a empresa, aonde todos irão com certeza crescer profissionalmente.
O cultivo da paciência nos ajuda a construir uma convivência saudável com as pessoas, seja no ambiente de trabalho, ou mesmo fora dele. Quem esbanja paciência, tem tendência a ter uma vida mais leve, e levar um sopro de esperança na direção de um mundo melhor.
Exercitando a paciência, com certeza todos, tanto o líder, como seus colaboradores, irão ter sucesso em suas carreiras.
Fonte : Hmdoctors