Search

Hospital Moinhos de Vento recebe os prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania

image_pdfimage_print
O Hospital Moinhos dos Vento foi reconhecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) em dois grandes prêmios  – Top Ser Humano, na categoria Organização e Top Cidadania.O Top Ser Humano foi indicado através do Índice de Prontidão do Capital Humano.  Por meio da ferramenta de Avaliação de Competências, a instituição calcula a prontidão de seu capital humano e utiliza o indicador como contribuição para a promoção do alinhamento estratégico de suas lideranças e de suas equipes e a consequente melhora dos resultados institucionais.

A Gestão de Performance é uma ferramenta de gestão de pessoas e de resultados, que consiste num processo sistemático e estruturado, composto pela Avaliação de Competências. A sua utilização oportuniza a mensuração do Índice de Prontidão do Capital Humano, um indicador inovador para a gestão do desempenho dos profissionais, que demonstra o grau de prontidão dos líderes e, consequentemente, de suas equipes, para a execução da estratégia, podendo gerar ações de desenvolvimento e subsidiar a carreira e sucessão.

Assim, o Hospital Moinhos de Vento estabelece, institui e avalia o perfil de suas competências, com foco no desenvolvimento de lideranças como forma de motivar, engajar e reter talentos em um setor de alta especificidade, complexidade e competitividade. No processo, cada profissional passa a ter clareza do que é esperado dele, quais as entregas, conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o direcionamento dos seus esforços em prol do desenvolvimento individual e institucional.

O case mostrou como o Moinhos, uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e uma das 30 Melhores Empresas para Trabalhar no RS, utiliza o Índice de Prontidão do Capital Humano para representar o nível de adesão de seus gestores às competências esperadas para a sua função, tornando-os capazes de liderar suas equipes para executar os processos internos críticos para o sucesso da estratégia estabelecida no Mapa Estratégico 2013-2016.

Como resultado, o gerenciamento do Índice de Prontidão do Capital Humano por meio do processo de Gestão de Performance, aliado às iniciativas diferenciadas de desenvolvimento e feedback das lideranças, vêm possibilitando um contínuo crescimento em todos os principais resultados institucionais do Hospital Moinhos de Vento, denotando o alinhamento de seus líderes à estratégia e o desdobramento da mesma para as suas equipes de forma a agregar valor à instituição.

Top Cidadania

O case dos 10 anos do Núcleo Mama Porto Alegre (NMPOA), iniciativa do Hospital Moinhos de Vento em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e Ministério da Saúde através do PROADI, premiou a instituição com o Top Cidadania. O Núcleo teve o reconhecimento na categoria Instituição sem Fins Lucrativos. A distinção, que é uma das mais importantes na área de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social.

O câncer de mama é responsável por provocar o maior número de óbitos por câncer em mulheres no Brasil e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Rio Grande do Sul é o Estado com maior incidência da doença. E um dos maiores problemas é a dificuldade em identificar a doença no estágio inicial. O quanto mais cedo o câncer é detectado, maiores são as chances de as pacientes realizarem o tratamento sem a necessidade de procedimentos de extração do seio ou quimioterapia. Estima-se uma sobrevida média geral cumulativa após cinco anos de 65% (variando de 53% e 74%) nos países desenvolvidos, e de 56% (variação de 49% e 51%) naqueles em desenvolvimento. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Nesse sentido, são apresentadas no case a concepção, metodologia e principais ações e resultados alcançados pelo NMPOA na efetividade do rastreamento e tratamento precoce do câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos, baseado em mamografia e exame clínico anuais, em população com dificuldade de acesso a cuidados de saúde. No projeto as mulheres tem a oportunidade de realizar exames periódicos de rastreamento clínico e mamográfico e as mulheres diagnosticadas com câncer de mama são tratadas e acompanhadas no próprio projeto por uma equipe multidisciplinar.

Entre 2004 e 2014 o projeto atuou com foco na detecção precoce e tratamento do câncer de mama de forma multidisciplinar e ativa, tendo, em mais de 35 mil atendimentos e 18 mil mamografias, diagnosticados 94 casos de câncer de mama. Estes apresentaram uma taxa de óbito de apenas 8,5%, nos 10 anos em que o NMPOA vem promovendo carinho, cuidado e mudança de cultura a uma grande população feminina de baixa renda.

Ambos os prêmios foram entregues no dia 1º de outubro, às 20h, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

100 maiores

A Associação Hospitalar Moinhos de Vento está entre as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul. De acordo com o ranking “500 Maiores do Sul – Grandes&Líderes”, realizado pela Revista AMANHÃ e PwC Brasil, o Moinhos de Vento ficou em 72º lugar entre as empresas analisadas no Estado, e na posição 185º entre as 500 mais destacadas da região Sul.

A instituição hospitalar investiu R$ 110 milhões provenientes de isenções fiscais na construção do Hospital Restinga e Extremo Sul. A nova unidade, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, beneficia cerca de 110 mil habitantes de seis bairros da capital gaúcha. Em 2013, a receita bruta cresceu 15,2% na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 426,7 milhões.

O Moinhos de Vento conta ainda com centros que são referências nas áreas de cardiologia, oncologia, neurologia e neurocirurgia, ortopedia, traumatologia e materno-infantil. Inaugurado em outubro de 1927, o hospital conta com mais de 3.200 médicos credenciados, cerca de 3.400 colaboradores, 360 leitos e mais 72 de Unidade de Tratamento Intensivo.

Imprima sua noticia!

image_pdf
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest