Uma das grandes dificuldades observadas na prática, é escolher adequadamente um produto para saúde, em especial o detergente, que tem por finalidade auxiliar no processo de limpeza do instrumental cirúrgico. Em nosso meio, predomina a utilização do detergente enzimático. Neste sentido, a Anvisa publicou a RDC Nº 55 de 14 de Novembro de 2012, que dispõe sobre os detergentes enzimáticos de uso restrito em estabelecimentos de assistência à saúde com indicação para limpeza de dispositivos médicos. Mas, mesmo assim, ainda encontram-se no mercado detergentes enzimáticos que não atendem a finalidade a que se destinam.
Associado a este aspecto, enfrentamos uma redução de custos em função da crise econômica e algumas instituições de saúde baseiam-se apenas no menor preço, no ato de aquisição de um produto na expectativa de racionalizar custos. Ocorre que, por vezes, o “barato” implica em mais custos, principalmente quando o produto é indicado para limpeza, etapa fundamental no processamento dos produtos para saúde. Ou seja, na área da saúde o requisito segurança deve ser uma premissa. E sabe-se que segurança e qualidade coexistem numa relação direta, portanto, produtos de qualidade tendem a garantir segurança para o operador e destinatário final, neste caso o paciente.
A ferramenta: Ficha Técnica de Avaliação de Detergente (clique no link para download), foi elaborada pela enfermeira Carla Fonseca e pela farmacêutica Claudia Dentee, ambas atuam na empresa Planitrade.
Acreditamos que a ficha pode ajudar você a realizar a opção mais adequada às suas necessidades.
Lembre-se que a utilização de ferramentas validadas contribui para uma escolha subsidiada em critérios objetivos.
Enf. Ana Miranda
Diretora Executiva Portal NasceCME