De acordo com as leis trabalhistas todos os funcionários que desempenham atividades por longos períodos de tempo em espaços fechados ou isolados, devem se submeter às avaliações psicossociais periodicamente. Considerar no ambiente de trabalho os fatores biológicos, psicológicos e sociais, podem contribuir para minimizar ou evitar doenças decorrentes desses fatores que são comuns em qualquer ambiente de convívio social e a CME enquadra-se neste conceito do psicossocial.
A equipe de enfermagem que atua nas CMEs também executam atividades por tempo prolongado e em espaços fechados. Saber reconhecer e analisar os componentes psicossociais do ambiente de trabalho das CMEs é uma questão de relevância e compete a liderança ter este olhar mais sensível e uma visão abrangente.
Se partirmos do pressuposto que a equipe é formada por pessoas diferentes com histórias de vida e objetivos igualmente diferenciados, é possível unir todos esses pontos de convergência? Podemos a exemplo de Florence Nigthingale ampliar a ideia de ambiência focando no cuidado da equipe a medida que na CME não temos a figura do paciente? Você poderá nos ajudar a discutir esta temática em tempos onde o convívio social faz toda a diferença no macro ambiente CME.
INSCREVA-SE HOJE MESMO! Curso A: http://bit.ly/36Sxxmc
Curso B: http://bit.ly/2v0JJUK