Clostridium difficile causou quase meio milhão de infecções entre pacientes nos Estados Unidos em um único ano, de acordo com um informe atualizado do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC). O Clostridium difficile causa inflamação do cólon e diarréia mortal.
Novo estudo do CDC a partir de 2011 constatou que:
– Infecções Clostridium difficile causam grande sofrimento e morte para milhares de americanos a cada ano.
– Estima-se que 15 mil mortes são diretamente atribuíveis à infecções por Clostridium difficile, tornando-se uma causa importante de morte por doença infecciosa nos Estados Unidos.
– Risco de infecção por Clostridium difficile e morte aumenta com a idade. Milhares de infecções por Clostridium difficile desenvolve-se entre os moradores de casas de repouso de idosos de cada ano, e que a maioria das mortes associadas ao Clostridium difficile ocorre entre os americanos de 65 anos ou mais velhos.
Estudos anteriores indicam que Clostridium difficile tornou-se o patógeno mais comum identificado como a causa de infecções associadas aos cuidados de saúde em hospitais dos Estados Unidos e custa até 4.800 milhões dólares americanos a cada ano em excesso de custos de saúde relativos apenas instalações de cuidados agudos. Tomar antibióticos é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de infecções por Clostridium difficile. Estas infecções podem ser devastadoras. Medidas podem ser adotadas como adequar a prescrição de antibióticos e controle da infecção através do sistema de saúde.
Uso desnecessário de antibióticos em pacientes de uma determinada unidade de internação pode causar uma disseminação de Clostridium difficile em outro serviço quando transferir pacientes. Para ajudar os hospitais a desenvolver programas de melhoria da prescrição de antibióticos (também chamados de programas de gestão responsável de antibióticos), o CDC desenvolveu várias ferramentas, incluindo uma lista de Elementos Fundamentais do programa de antibiótico do hospital e uma lista de verificação de acompanhamento.
Nos próximos cinco anos, os esforços do CDC para combater infecções por Clostridium difficile e resistência aos antibióticos no âmbito da Estratégia Nacional de Combate à bactérias resistentes a antibióticos (CARB) vai melhorar as capacidades nacionais para a administração de antibióticos, vigilância de surtos e prevenção de resistência aos antibióticos. Estes esforços têm o potencial de reduzir a incidência de infecções por Clostridium difficile pela metade.
Veja o PDF completo, clicando aqui
Fonte:CDC