Sugestões foram apresentadas em reunião com o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou hoje (7/1) de reunião virtual com o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, para discutir a definição dos equipamento de proteção individuais (EPIs) para Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19.
A presidente do Cofen, Nádia Ramalho, defendeu o uso de máscaras, luvas, avental descartável e óculos ou protetor facial (face shield). “O uso dos EPIs adequados é fundamental para a proteção dos profissionais vacinadores e da própria população”, afirmou a presidente, que reforçou, ainda, a importância do plano logístico para evitar aglomeração e oferta de insumos básicos como álcool 70º, água e sabão, para higienização das mãos. Participaram da reunião a coordenadora da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB), Silvia Neri, e do Comitê Gestor da Crise (CGC/Cofen), Eduardo Fernando.
“Temos não apenas a questão dos EPIs, mas toda a preparação para evitar a contaminação, desde a chegada do nosso paciente na unidade até a sala de vacinação. Criamos um fluxo para evitar a transmissibilidade, incluindo equipes multidisciplinares de resposta rápida”, afirmou o Eduardo Fernando.
As sugestões serão encaminhadas por ofício ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (8/1).
Fonte: Ascom – Cofen
Link para a matéria ORIGINAL: http://www.cofen.gov.br/cofen-apresenta-indicacoes-de-uso-de-epis-na-vacinacao-contra-covid-19_84342.html