Hoje é um dia de importância inquestionável.
Em 13 de Maio de 1888 era sancionada a Lei Áurea, que aboliu a escravatura. Vale ressaltar que o Brasil foi o último país livre da América a abolir totalmente a escravidão. Foi um passo e tanto, porém o caminho percorrido até aqui é manchado por muito preconceito, descriminação e sofrimento.
Mas, não vamos falar das coisas ruins. Vamos ressaltar que muitas pessoas usaram o preconceito como trampolim para “chegar lá”. Usaram o preconceito com ferramenta para alcançar o sucesso. Uma dessas pessoas é Joana D’Arc Félix de Souza, PhD em química pela Universidade de Harvard e que hoje leciona em uma escola técnica em Franca – SP, cidade onde nasceu.
Joana vem de uma família humilde, filha de uma empregada doméstica e de um profissional de curtume. Seu caminho de aprendizado começou quando ela tinha apenas 4 anos de idade e foi no estudo que ela encontrou forças para fazer a diferença. Mas, não foi nada fácil. Sofreu preconceitos, discriminação e passou fome ao longo da sua jornada e nada disso fez com que ela desistisse.
Sua força de vontade a levou a uma universidade, a Unicamp, e dá ela alçou voos mais altos, chegando até Harvard, uma das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos, onde fez pós-doutorado. Também passou por Cambridge e hoje atua na Escola Técnica Estadual (ETEC) desenvolvendo projetos de pesquisa e acumulando prêmios. Além disso, Joana contribui para o desenvolvimento de muitos jovens que sem essa oportunidade acabariam por enveredar em caminhos ilícitos.
A educação é mesmo uma arma poderosa.
A história de vida e superação de Joana, mulher negra, pobre, que sofreu vários preconceitos e se tornou uma cientista premiada é uma injeção de ânimo e nos faz acreditar que tudo é possível. O mundo é de quem faz acontecer, independente de cor, gênero, classe ou religião.
É nisso que devemos acreditar para seguir em frente.
No vídeo você confere um pouco mais da história e do trabalhado que Joana Felix realiza com excelência. Uma verdadeira fonte de inspiração.
(vídeo) https://www.youtube.com/watch?v=iZbDpXp8vaI&feature=youtu.be