Quem já não procurou sintomas de algo que esteja sentindo no Google?
Em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o buscador Google criou um recurso de busca móvel para Android e iOS que disponibiliza resultados de sintomas de doenças auditados por médicos do hospital. Os resultados são apresentados em um painel associado a um carrossel onde constam todas as condições de saúde relacionados com o sintoma pesquisado. A ordem de exposição das doenças relacionadas com aquele sintoma é definida pelo algoritmo do Google, com base no que ele aprendeu com os médicos do hospital, considerando a prevalência do sintoma na vida real.
O objetivo? Tornar a pesquisa por informações de saúde mais fácil e confiável.
O usuário pode aprofundar a busca para cada um dos resultados resumidos através de links associados a eles. O algoritmo do Google tem à disposição entre 150 a 200 sintomas disponíveis. A intenção é de que a funcionalidade seja aperfeiçoada a partir da experiência dos usuários, e também dos feedbacks enviados voluntariamente para a equipe de desenvolvimento.
“Todas as fichas contam com um link para um formulário onde o usuário pode comentar a respeito. O painel de feedback sobre doenças é um dos mais altos. Esperamos que aconteça o mesmo com o de sintomas”, comenta Berthier Ribeiro-Neto, diretor do Centro de Engenharia do Google na América Latina, localizado em Belo Horizonte.
Questões como a apresentação das doenças relacionadas ao sintoma pesquisado, localização do paciente, urgência no repasse da informação, e adequação da descrição para saber se as informações estão sendo bem compreendidas, serão avaliadas continuamente para aprimorar o serviço. O Brasil é o segundo país a ter o recurso da busca por sintomas. Nos EUA ele foi lançado em junho de 2016.
A nova busca por sintomas é expansão da parceria do Google com o Einstein, que em março de 2016, passou a trazer resultados revisados para a busca sobre mais de 400 doenças, com informações relevantes e confiáveis a respeito.
“O paciente tem um papel primordial na responsabilidade da manutenção da sua saúde e na prevenção de patologias, de doenças e de um envelhecimento mais saudável, para que utilize menos o sistema de saúde. E nada disso é possível sem informação de boa qualidade. Um paciente mais consciente é um passo importante para uma sociedade mais saudável. A informação de qualidade melhora a relação médico-paciente e aumenta a eficiência da consulta”, comenta o Dr Sidney Klajner, Presidente do Einstein.
Os médicos do Einstein validaram mais de mil consultas para o lançamento da busca por sintomas. Alguns dos sintomas mais buscados no Brasil, segundo o Google, são garganta inflamada, dor de cabeça, dor nas cotas, dor no peito, taquicardia, dos na nuca, dor de estômago e tontura.
A intenção é que as respostas auxiliem o paciente a buscar uma unidade de pronto-atendimento quando necessário, ou o especialista mais indicado para o seu problema.
fonte: IDGNOW!
Saiba quais são os médicos que participaram da segunda fase dessa parceria:
[+] https://www.einstein.br/noticias/noticia/einstein-google-ampliam-parceria