O Centro Médico Queen of the Valley utiliza o escoamento de suas unidades de tratamento de ar para manter verde dos campos.
Outpatient Surgery Magazine
Publicado em 12 de outubro de 2015
Um hospital em Napa, Califórnia, está mais ecológico de uma forma bem engenhosa. Enquanto o Estado da Califórnia enfrenta a pior seca de sua história e unidades de saúde tentam economizar água, o centro médico Queen of the Valley diminuiu seu consumo de água em 150.000 litros por ano.
Um sistema de tubulações cruzadas recicla a água de condensação de unidades de tratamento de ar do hospital, do centro de cirurgia ambulatorial. A água reciclada é usada para irrigar o pátio do hospital, ajudando-o a atender o racionamento de água obrigatório em todo o estado.
O sistema custa cerca de 3.500 dólares. As tubulações recolhem a água condensada do sistema de aquecimento do hospital, sistema de ar-condicionado (HVAC) e de ventilação a uma taxa de 20 a 25 litros por hora, de acordo com o jornal local Napa Valley Register. Esta água é canalizada para um pequeno reservatório e depois canalizada para o principal sistema de irrigação do hospital para regar seus gramados, árvores e arbustos.
“A água de condensação antes era escoada através da canaleta do telhado”, diz Ardy Van Winden, o zelador que criou e construiu o sistema em um comunicado. “Estamos usando água recuperada para manter esta área verde para que nossos pacientes, funcionários e visitantes possam refletir e aproveitar”.
Além do sistema de condensação, o hospital também implementou outras soluções de economia de água, tais como a remodelação de seus sistemas de refrigeração, reciclagem de água do condensador de vapor do hospital e reajuste do tamanho de seu tanque de água. Desde o início da seca na Califórnia há três anos, o principal hospital diz que diminuiu seu uso de água de 82 milhões de litros em 2012 para 64 milhões de litros em 2014.
Confira a notícia completa em Outpatient Surgery