Pela manhã, sob a Coordenação da Presidente da Jornada, Eucléa Gomes Vale (CE), a Prof. Dra. Maria Virginia Godoy da Silva da UERJ, nos brindou com a palestra de abertura que abordou o tema “A interface da tecnologia em prol da segurança do paciente cirúrgico: desafios da atualidade”.
A Prof. Virginia sempre nos embala com música mas ao mesmo tempo nos leva a refletir sobre nosso papel enquanto profissionais frente a diversidade de tecnologia versus segurança do paciente cirúrgico. Para ela, “Segurança é uma prática que para ser executada dependerá das atitudes de cada um, de todos e do empenho dos gestores da instituição. Práticas seguras e de qualidade tem que ser cuidadas no dia a dia para serem mantidas.”
Dando sequência as atividades da manhã, a nossa querida Prof. Dra. Isabel Cristina Daut, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), de Canoas, RS, coordenou a colega Moema Diogo Pompeu Bezerra (CE), que abordou com muita propriedade o tema: Estratégias para implantação da segurança cirúrgica em Hospital Infantil. As dicas da Moema foram de fundamental importância para as colegas que planejam adotar ações de segurança em cirurgia pediátrica.
E para finalizar a nossa manhã, a Coordenadora da Comissão Científica desta Jornada, Prof. Dra. Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão (CE), acompanhou e coordenou com muito entusiasmo o jovem Kleiton Santos de Medeiros (RN), que nos encantou abordando o tema: Inovações na Educação Permanente em Centro Cirúrgico e Central de Esterilização.
Percebe-se o engajamento deste profissional e a convicção de que Educação é a mola que deve mover a enfermagem de centro cirúrgico e central de esterilização. O palestrante foi muito feliz na abordagem e com objetividade e domínio do tema, apresentou inúmeras estratégias para colocarmos em prática a educação da equipe utilizando até mesmo os recursos que nos são oferecidos pela tecnologia digital. Segue uma dica do Kleiton:
Os trabalhos da parte da tarde foram iniciados com o Simpósio do Patrocinador, empresa H. Strattner, sob a coordenação de Fernanda Pereira Melo (CE). O palestrante Samuel Morais (Inglaterra) abordou com maestria o tema: O constante desenvolvimento de instrumentos cirúrgicos complexos e requerimentos para o seu processamento.
Para a coordenadora Fernanda Melo “A abordagem foi importante à medida que o palestrante Samuel Morais nos trouxe alguns exemplos práticos de instrumentos complexos bem como os requisitos técnicos exigidos para o processamento desses materiais. Cabe destacar que a etapa de limpeza torna-se cada vez mais complexa e desafiadora e que há necessidade de revisão e atualização constante dos procedimentos empregados no dia a dia da CME.”
A seguir a enfermeira Lia Jerônyno Romero (SP), abordou o tema: Gestão de custos: aplicações práticas em CC e CME, a coordenação estieve sob o comando da experiente Maria Madalena Macedo Pires, de São Luis do Maranhão, que há anos prestigia a Jornada. A Lia com muito propriedade, nos deu dicas úteis para despertar no enfermeiro a importância de se trabalhar e conhecer os custos da CME como ferramenta de gestão.
Um outro tema bastante aguardado, pois abordou a contratação de serviços terceirizados em CC e CME, foi desenvolvido pela palestrante Nadja Silva Ferreira com o tema: Gestão de contratos dos serviços terceirizados em CC e CME – representante de Recife. A colega foi coordenada por Renata Pinheiro Moreira (CE).
Ficou evidente a complexidade da contratação de serviços terceirizados e a necessidade premente do enfermeiro ter conhecimento suficiente e embasado na gestão e auditoria de processos. Os benefícios ainda precisam ser melhor estudados.
Dando sequência ao tema Terceirização, a palestrante Vera Lúcia de Almeida (RJ) abordou o tema: Repercussões práticas da terceirização da CME. A palestrante foi coordenada por Emanoelle Pinheiro de Oliveira(CE). A problemática da terceirização em CME tem gerado muita discussão e algumas polêmicas entre os enfermeiros que atuam em CME, alguns aspectos que segundo a palestrante, precisam ser considerados, diz respeito a seleção dos colaboradores, a proposta e implementação de treinamento, o compartilhamento de problemas e de decisões entre contratado e contratante e, fundamentalmente, a garantia de se trabalhar com equipe motivada.
Destacamos também na programação paralela da Jornada, o Workshop da empresa Medstéril, que convidou a colega Carmem para abordar o tema: Epodran, embalagem para material desinfetado.
Finalizando as atividades do segundo dia da Jornada, a palestrante Roberta Meneses Oliveira (CE) abordou o tema: Ética e segurança do paciente cirúrgico. A palestrante foi coordenada por Rogéria Karine Vieira de Vasconcelos(CE).
Agora você acompanha um pouco de todas as atividades do 2º dia da 14 Jornada Norte | Nordeste por meio da galeria de fotos abaixo e, dos outros registros.
Um abraço,
Ana Miranda
[Best_Wordpress_Gallery id=”6″ gal_title=”30/11 – 2º dia da Jornada Norte | Nordeste”]
fotos: William Junior
Enf. Ana Miranda
Diretora Executiva Portal NasceCME