20/02/2014 – AGÊNCIA MINAS – NOTÍCIAS DO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

image_pdfImprimir notíciaimage_print

Tecnologias garantem controle e segurança no Hospital Govenador Israel Pinheiro

Central de Material e Esterilização utiliza um novo  sistema que permite a codificação e cadastro de todos os instrumentos  cirúrgicos e inalatórios do hospital.

Rastreabilidade é diferencial no sistema de  codificação e cadastro de instrumentos do hospital.

Instituto de Previdência dos Servidores do Estado  de Minas Gerais (Ipsemg) conta com a inovação tecnológica  para aperfeiçoamentos dos procedimentos médicos. A Central de Material e  Esterilização (CME) do Hospital Govenador Israel Pinheiro (HGIP) utiliza um  novo sistema que permite a codificação e cadastro de todos os instrumentos  cirúrgicos e inalatórios do hospital, estabelecendo rastreabilidade  informatizada, controle e segurança.
Em Minas Gerais, o HGIP é a primeira  instituição pública a utilizar os Aplicativos Gerenciais Específicos Integrados  à Saúde (Ageis), sistema que trabalha com micropulsão e leitores ópticos. Com  esta ferramenta é possível verificar o local de origem, data e hora de  esterilização de cada peça que compõem os kits, bem como quais os profissionais  estiveram envolvidos no processamento e quais os pacientes que utilizaram os  instrumentais cirúrgicos e inalatórios.
Além da leitura por meio dos identificadores, o  sistema realiza a gestão das informações, emissão diária e mensal de relatórios  gerenciais; abastecimento e controle de insumos e saneantes; manutenção  preventiva e corretiva dos equipamentos e instrumentos cirúrgicos; e  qualificação (validação) dos equipamentos.
Os dados registrados através desse sistema de  rastreabilidade favorecem o atendimento da Resolução da Agência Nacional de  Vigilância Sanitária (Anvisa) Nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre  os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde, e  também de órgãos certificadores de qualidade.

 

“Além do atendimento às legislações sanitárias, este sistema busca agregar com máxima qualidade o controle dos processos sempre com foco na melhoria da assistência prestada e segurança do beneficiário,” revela a enfermeira referência do CME, Rosilene Caldeira do Espírito Santo.

Imprima sua noticia!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

categorias

redes sociais