Search

19/01/2013 – O QUE HÁ DE NOVO SOBRE O GLUTARALDEÍDO?

image_pdfImprimir notíciaimage_print

Temos recebido vários questionamentos sobre a situação atual quanto ao uso do glutaraldeído. Até a presente data continuam vigentes a resolução RDC n. 8 de 27de fevereiro de 2009 , que dispõe sobre as medidas para redução da ocorrência de infecção por Micobactérias de Crescimento Rápido- MCR em serviços de saúde. Nesta resolução destacamos o Art.2. “Fica suspensa a esterilização quimica por imersão ,utilizando agentes esterilizantes líquidos para o instrumental cirúrgico e produtos para saúde utilizados nos procedimentos citados no artigo 1.

Outra resolução da Anvisa pertinente ao tema é a RDC n.31 de 4 de julho de 2011,também em vigor, esta resolução dispõe sobre a indicação de uso dos produtos saneantes na categoria “Esterilizante”, para aplicação soba forma de imersão , a indicação de uso de produtos saneantes atualmente categorizados como”Desinfetante Hospitalar para artigos Semicriticos”. No apêndice V desta resolução encontra-se a tabela com a descriçãodos microorganismos para avaliação da atividade antimicrobiana de acordo coma classificação do produto(desinfetantede nivel intermediário, desinfetante de alto nivel, esterilizante).

No ano passado a anvisa publicou a resolução RDC n.15 de 15 de março de 2012,que estabelece os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde.Observa-se no artigo 13 “produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia, não poderão ser submetidos á desinfecção por métodos de imersão quimica liquida com a utilização de saneantes a base de aldeídos.

Sabe-se que  alguns fabricantes do produto glutaraldeído optaram por descontinuar o produto  no mercado médico hospitalar, e desta forma o registro dos mesmos  foi cancelado pela Anvisa.Talvez esses fatos estejam contribuindo para as dificuldades de oferta frente a  demanda das necessidades do produto em nosso meio.

 Conheça as resoluções citadas na matéria na nossa página de Legislação

Imprima sua noticia!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Noticias Relacionadas

categorias

redes sociais