05/06/2014 – INDICADORES QUIMICOS PODEM CONTER CHUMBO?

image_pdfImprimir notíciaimage_print

Reativos químicos (tinta indicadora) dos IQs não devem conter, em sua formulação , chumbo ou outros metais pesados , ou quaisquer componentes reconhecidamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. É importante solicitar do fabricante a FISPQ –Ficha de Segurança de Produtos Químicos e/ou Certificados para confirmar a presença de componentes tóxicos na formulação do Indicador Químico.
As referências à seguir esclarecem e justificam a afirmação.
Na ISO 11140-1 , item 5.9 , o texto cita “os produtos não devem conter ou liberar substâncias conhecidas como tóxicas em quantidade suficiente que possa causar risco à saúde” e no item 5.8 a nota diz “ Regulamentos nacionais ou regionais podem conter requerimentos adicionais ou diferentes”, portanto podemos entender que a legislação trabalhista brasileira se sobrepõe à norma .

Outra referência que pode ser interessante e complementa as citadas  é a ISO 13485 que versa sobre qualidade e segurança de artigos e dispositivos médicos que também proíbe o uso de componentes reconhecidos como perigosos ou danosos à saúde e o fabricante precisa comprovar tal situação.

A linha de produtos BROWNE é precisa e confiável para assegurar a qualidade dos processos de esterilização. O KITEMARK é  um laudo independente de cumprimento da norma ISO11140-1; os produtos que têm esta comprovação demonstram a responsabilidade do fabricante quanto a segurança e bem estar dos pacientes e do uso produtivo dos recursos econômicos das suas instituições

Imprima sua noticia!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

categorias

redes sociais