IV Simpósio de Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização

image_pdfImprimir notíciaimage_print

WhatsApp Image 2018-06-08 at 17.28.21

Abertura pelo coral de ex portadoras de câncer. Só mulheres vitoriosas que através da música nos ensinam a verdadeira razão de viver. Parabéns guerreiras.

WhatsApp Image 2018-06-08 at 17.29.30

WhatsApp Image 2018-06-08 at 17

Aconteceu nos dias 1 e 2 de junho em Natal, no Rio Grande do Norte o IV Simpósio de Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização. Evento promovido e organizado pela Liga Contra o Câncer.
A temática central do evento trouxe à discussão os Desafios Tecnológicos e humanos: benefícios e riscos para a qualidade e segurança da Assistência. Mais uma vez a comissão organizadora foi extremamente feliz na escolha de tema tão atual e abrangente, possibilitando aos renomados palestrantes discorrerem em função do tema proposto, os principais desafios encontrados no sistema de assistência à saúde nacional, e ao mesmo tempo, houve espaço para proposição de alternativas e de perspectivas para melhorias a esta assistência ora prestada.

O auditório repleto de participantes, sempre muito atentos e entusiasmados foi o ponto alto do simpósio , associado à receptividade e acolhida para com os palestrantes locais e convidados de outros estados.

O tema da abertura “Avanços Tecnológicos: benefícios e riscos”, foi desenvolvido com profundidade pela enfermeira Ana Miranda (São Paulo). que mencionou estar muito honrada e feliz com o convite, agradecendo em especial a Monalisa Santana membro da organização. A palestrante foi construindo o tema de modo didático, trazendo dados atuais e os referenciais teóricos que embasaram a sua apresentação. A tecnologia não substitui o profissional na assistência segura ao paciente!!!
Uma excelente apresentação para um excelente evento!!!
A palestra que abordou a” Polemica do Reuso” foi conduzida magistralmente pela competente Teresinha Neide de Oliveira (Fortaleza) que associa, além do embasamento científico, muita alegria nas suas apresentações. Realmente tal habilidade não é pra qualquer um!!!Parabéns Tetê. Dando sequência à programação científica, o palestrante Roberto Pereira ( São Paulo), desenvolveu o tema” Segurança no Processamento dos Produtos para Saúde e a qualidade da água”. O palestrante Roberto nos brindou fazendo um resumo do processo de esterilização, validação do processo, entre outros aspectos do processamento, até culminar com as implicações da qualidade da água para o resultado do processamento. Muito bom!!!
A seguir o palestrante Philippe Nicolai (São Paulo), abordou o tema: ” Detergentes enzimáticos, alcalinos e neutros: a química necessária para uma limpeza eficaz. Como sempre, muito didático e com profundo conhecimento do tema, tornou a química mais inteligível para todos os participantes. Conseguimos entender as nuances de um processo químico e a interface com o processo de limpeza. Parabéns messiê !!!

É claro que abre-se espaço também para o almoço e temos que comentar sobre a culinária espetacular e diversificada. Há especiarias para todos os paladares e muita regionalidade já em ritmo de festa junina….Hummm que coisa boa !!!

Nos trabalhos da tarde tivemos uma mesa redonda de suma importância que trouxe à discussão temas que têm gerado alguns conflitos locais. ”Preceitos éticos no trans operatório: dilemas no auxílio anestésico e cirúrgico”. Os componentes da mesa Dr. Luis Eduardo Barbalho (cirurgião Liga), Dr. Wallace Andrino (Anestesiologista/Awakemed), e representantes dos Conselhos regionais de Enfermagem e Medicina, foram objetivos e pode-se concluir que a mensagem final dos facilitadores foi que deve-se observar os preceitos éticos e legais das respectivas profissões envolvidas, considerando-se casos de extrema emergência. Excelente mesa de discussão, parabéns a todos os participantes!!!
Dando continuidade, o palestrante Wallace Andrino desenvolveu o tema “O desafio da emergência no bloco cirúrgico” com muita competência, fruto da sua experiência ao longo da prática ,o palestrante destacou a relevância dos programas de educação e treinamento para o atendimento de situações emergências e como soluções simples podem otimizar este atendimento, gerando melhores resultados para os pacientes. A palestra do Dr. Wallace foi maravilhosa!!!

A penúltima palestra ficou sob a responsabilidade do fisioterapeuta Dr. Zenewtom Gama, da UFRN que abordou o tema “Segurança do Paciente no bloco Cirúrgico”. O palestrante discorreu com maestria sobre riscos e gestão de riscos, apresentou dados nacionais e internacionais sobre a problemática e ainda indicou para leitura o E-book: Inspeção de Boas Práticas de Gestão de Riscos em Serviços de Saúde, produção da UFRN.
Segue aqui pra você fazer o dowload, vale a pena!!!!

E para finalizar este grandioso evento, a nossa querida Prof. Dra. Maria Virginia Godoy da Silva (Rio de Janeiro – UERJ) nos encantou com todo o seu entusiasmo e alegria com a palestra “O uso das tecnologias como instrumento de qualidade em saúde: empregabilidade no bloco operatório”. Tem maneira mais especial que fechar um evento tão especial contando com o brilhantismo da Vírginia?!!! Foi assim mais uma vez brilhante e arrebatadora. Parabéns!!!

Ah…. a noite teve festa e que festa … quanta alegria e congraçamento entre organizadores do evento,patrocinadores, palestrantes e participantes tudo regado a muita música, alegria boa comida e descontração!!! Que momento mágico!!!! Parabéns a todos nós que tivemos o privilégio de estar entre este seleto grupo e, até o próximo simpósio.

WhatsApp Image 2018-06-11 at 14

WhatsApp Image 2018-06-11 at 18.16.15

WhatsApp Image 2018-06-08 at 17.23.05

WhatsApp Image 2018-06-08 at 17.24.03

WhatsApp Image 2018-06-08 at 17.26.27

WhatsApp Image 2018-06-08 at 17.30.32

WhatsApp Image 2018-06-08 at 17.23.40

WhatsApp Image 2018-06-08 at 17.22.40

Imprima sua noticia!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

categorias

redes sociais