Search

2º dia – 14 Jornada Norte | Nordeste

image_pdfimage_print

Pela manhã, sob a Coordenação da Presidente da Jornada, Eucléa Gomes Vale (CE), a Prof. Dra. Maria Virginia Godoy da Silva da UERJ, nos brindou com a palestra de abertura que abordou o tema “A interface da tecnologia em prol da segurança do paciente cirúrgico: desafios da atualidade”.

_mg_1054
Presidente da Jornada, Eucléa Gomes Vale (CE) e Prof. Dra. Maria Virginia Godoy da Silva da UERJ

A Prof. Virginia sempre nos embala com música mas ao mesmo tempo nos leva a refletir sobre nosso papel enquanto profissionais frente a diversidade de tecnologia versus segurança do paciente cirúrgico. Para ela, “Segurança é uma prática que para ser executada dependerá das atitudes de cada um, de todos e do empenho dos gestores da instituição. Práticas seguras e de qualidade tem que ser cuidadas no dia a dia para serem mantidas.”

_mg_1016
Prof. Dra. Maria Virginia Godoy da Silva da UERJ

Dando sequência as atividades da manhã, a nossa querida Prof. Dra. Isabel Cristina Daut, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), de Canoas, RS, coordenou a colega Moema Diogo Pompeu Bezerra (CE), que abordou com muita propriedade o tema: Estratégias para implantação da segurança cirúrgica em Hospital Infantil. As dicas da Moema foram de fundamental importância para as colegas que planejam adotar ações de segurança em cirurgia pediátrica.

4d627ff1-dd19-4c99-b926-b603be7e013f
A palestrante Moema Bezerra (CE) e a coordenadora Isabel Daut (ULBRA)

E para finalizar a nossa manhã, a Coordenadora da Comissão Científica desta Jornada, Prof. Dra. Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão (CE), acompanhou e coordenou com muito entusiasmo o jovem Kleiton Santos de Medeiros (RN), que nos encantou abordando o tema: Inovações na Educação Permanente em Centro Cirúrgico e Central de Esterilização.

_mg_1147
Coordenadora da Comissão Científica, Prof. Dra. Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão (CE) e o jovem Kleiton Santos de Medeiros (RN)

Percebe-se o engajamento deste profissional e a convicção de que Educação é a mola que deve mover a enfermagem de centro cirúrgico e central de esterilização. O palestrante foi muito feliz na abordagem e com objetividade e domínio do tema, apresentou inúmeras estratégias para colocarmos em prática a educação da equipe utilizando até mesmo os recursos que nos são oferecidos pela tecnologia digital. Segue uma dica do Kleiton:

livro

Os trabalhos da parte da tarde foram iniciados com o Simpósio do Patrocinador, empresa H. Strattner, sob a coordenação de Fernanda Pereira Melo (CE). O palestrante Samuel Morais (Inglaterra) abordou com maestria o tema: O constante desenvolvimento de instrumentos cirúrgicos complexos e requerimentos para o seu processamento.

_mg_1174
Coordenadora Fernanda Pereira Melo (CE) e Palestrante Samuel Morais (Inglaterra)

Para a coordenadora Fernanda Melo “A abordagem foi importante à medida que o palestrante Samuel Morais nos trouxe alguns exemplos práticos de instrumentos complexos bem como os requisitos técnicos exigidos para o processamento desses materiais. Cabe destacar que a etapa de limpeza torna-se cada vez mais complexa e desafiadora e que há necessidade de revisão e atualização constante dos procedimentos empregados no dia a dia da CME.”

A seguir a enfermeira Lia Jerônyno Romero (SP), abordou o tema: Gestão de custos: aplicações práticas em CC e CME, a coordenação estieve sob o comando da experiente Maria Madalena Macedo Pires, de São Luis do Maranhão, que há anos prestigia a Jornada. A Lia com muito propriedade, nos deu dicas úteis para despertar no enfermeiro a importância de se trabalhar e conhecer os custos da CME como ferramenta de gestão.

_mg_1182
Enfermeira Lia Jerônyno Romero (SP)

Um outro tema bastante aguardado, pois abordou a contratação de serviços terceirizados em CC e CME, foi desenvolvido pela palestrante Nadja Silva Ferreira com o tema: Gestão de contratos dos serviços terceirizados em CC e CME – representante de Recife. A colega foi coordenada por Renata Pinheiro Moreira (CE).

_mg_1245
Palestrante Nadja Silva Ferreira

Ficou evidente a complexidade da contratação de serviços terceirizados e a necessidade premente do enfermeiro ter conhecimento suficiente e embasado na gestão e auditoria de processos. Os benefícios ainda precisam ser melhor estudados.

Dando sequência ao tema Terceirização, a palestrante Vera Lúcia de Almeida (RJ) abordou o tema: Repercussões práticas da terceirização da CME. A  palestrante foi coordenada por Emanoelle Pinheiro de Oliveira(CE). A problemática da terceirização em CME tem gerado muita discussão e algumas polêmicas entre os enfermeiros que atuam em CME, alguns aspectos que segundo a palestrante, precisam ser considerados, diz respeito a seleção dos colaboradores, a proposta e implementação de treinamento, o compartilhamento de problemas e de decisões entre contratado e contratante e, fundamentalmente, a garantia de se trabalhar com equipe motivada.

Destacamos também na programação paralela da Jornada, o Workshop da empresa Medstéril, que convidou a colega Carmem para abordar o tema: Epodran, embalagem para material desinfetado.

4029d255-c8ea-4840-a649-e0ab1402f06b
A palestrante Carmem Eulália Pozzer com a amiga Isabel Daut por ocasião do recebimento do certificado pela participação no Workshop da empresa Medsteril

Finalizando as atividades do segundo dia da Jornada, a palestrante Roberta Meneses Oliveira (CE) abordou o tema: Ética e segurança do paciente cirúrgico. A palestrante foi coordenada por Rogéria Karine Vieira de Vasconcelos(CE).

Agora você acompanha um pouco de todas as atividades do 2º dia da 14 Jornada Norte | Nordeste por meio da galeria de fotos abaixo e, dos outros registros.

Um abraço,

Ana Miranda

[Best_Wordpress_Gallery id=”6″ gal_title=”30/11 – 2º dia da Jornada Norte | Nordeste”]

fotos: William Junior

 

6826e27b-05e6-4f20-af49-9fe111f2d110
Ana Miranda (Portal NasceCME) no stand da Medsíntese – Empresa parceira do Grupo de Estudos em Ortopedia, além de comercializar produtos para saúde de excelente qualidade
7d5ca6ce-659b-45d0-96bd-9ebe8482a3eb-1
Workshop Medsíntese – Tema: Instrumentais Cirúrgicos: Cuidados, Manuseio e Funcionalidades
fd62dd1b-f099-4365-bfe5-8e239cb2bdf4
Enfermeira Elaine Gurgel durante workshop da empresa Medsíntese
bfd84503-d118-44db-b43c-10c8525a6f31
(da esquerda para direita) Cilene Rodrigues (Medsíntese), Ana Miranda (Portal NasceCME), Débora Sena (Dabasons), Elaine Gurgel (Palestrantes), Ana Cristina Feijó (Coordenação de Mesa) – ambas do Ceará
c0142c78-9bfd-4d59-aab1-2616714bb817
Evento bom é assim… Todas nós gostamos de conhecer o que há de mais recente e revolucionário no tratamento da beleza e da pele
8c9b4134-3171-413b-ac06-7554c6ed9d63
A Najara Sampaio trouxe pra nós a linha Jenuesse. Produtos muito bons!!!
4ea81f95-8e18-4505-a77a-fa44b672174e
Alexandre Kamiya (ASP), Sabrina Gonçalves (ASP) e a mentora desse grande evento, nossa ilustre Tetê
3069888d-4836-4bb6-8311-1bc97a4fa1f7
Workshop ASP – Tema: Eficácia da esterilização a baixa temperatura por gás plasma de Peróxido de Hidrogênio (Sterrad) – (da esquerda para direita) Alexandre Kamiya (ASP), a Coordenadora de Mesa Francisca Leda Pedrosa (RN) e Sabrina Gonçalves (ASP)
3b62d524-7eca-4f12-a3a3-3d287e5cdc83
Enfermeira Ana Miranda (Portal NasceCME), no stand da ASP com Sabrina Gonçalves e, Edi Nogueira e Samia Nascimento (representantes locais)
a4cda940-81d4-4add-b981-cd2a8f4c86b3
Ivete Andrade recebendo as colegas no stand da ASP
foto
(da esquerda para direita) Priscila Nogueira (ASP), Ana Miranda (Portal NasceCME), Alexandre Kamiya (ASP), Sabrina Gonçalves (ASP), Ivete Andrade (ASP) e Francisa Leda Pedrosa (RN)

 

Enf. Ana Miranda
Diretora Executiva Portal NasceCME

Imprima sua noticia!

image_pdf
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Noticias Relacionadas

categorias

redes sociais