O Podcast como ferramenta de ensino
Com a suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia, os docentes passaram forçosamente a rever suas práticas pedagógicas. A elaboração de um podcast foi uma estratégia criada pela Professora Virginia Godoy na disciplina de CC e CME com múltiplos objetivos: estimular a criatividade; treinar a comunicação oral; permitir a criação de texto com coerência e coesão. A solicitação foi a princípio de um tema livre. Como sugestão foram apresentados os eixos temáticos da disciplina, a saber: Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização, Bicentenário de Florence Nightingale, Metas da ONU para 2030 e a Pandemia pelo SARS-COVID-2. Cada aluno deveria entregar dois arquivos sendo um de áudio e o outro escrito. A professora corrigiu os arquivos e as maiores notas foram encaminhadas a uma comissão de juízes. Os componentes da comissão julgadora incluíram a Diretora Técnica do Portal NasceCME, a Enfermeira Ana Maria Ferreira de Miranda; os Professores do Curso de Graduação em Enfermagem Andrezza Franco, Elson Oliveira e Leandro Andrade. A comissão escolheu os melhores podcasts das turmas da manhã e noite. As vencedoras e temas foram respectivamente Camila Avelar e Thais Bonilha que falaram sobre Desigualdade Racial e o Acesso à Saúde e Florence Nightingale: precursora e atual.