Ministério da Saúde realiza implementação de Prontuário Eletrônico do Paciente no SUS
A prioridade do Ministério da Saúde na integração de informações e a implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente do Sistema Único de Saúde em todo o Brasil é uma medida que permite acompanhar o histórico do paciente.
Essa iniciativa integra as informações de mais de 3 mil hospitais, entre públicos e filantrópicos, e gerenciar as informações de aproximadamente 200 milhões de pacientes no SUS.
A integração de dados por meio de sistemas de informação irá apenas permitir que profissionais de saúde possam acessar o histórico clínico do paciente e também trazer mais transparência e eficiência ao setor.
Segundo dados da OMS e da Rede Europeia para a Fraude e Corrupção na Saúde, anualmente, cerca de US$300 bilhões são perdidos devido a ineficiência e corrupção nos sistemas de saúde em todo o mundo. Em alguns países, como o Brasil, esse número pode representar até 40% de toda a verba destinada à saúde. A implementação de sistemas de gestão reduziria significativamente essa ineficiência e aumentaria a transparência, inibindo desvios de conduta causados por agentes públicos, indústria e profissionais de saúde.
fonte: Health-IT
Com a plataforma digital, todos os serviços de saúde da cidade poderão acompanhar o histórico, os dados e resultado de exames dos pacientes, verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional permite ainda que o Ministério da Saúde verifique online como está sendo investido cada real do SUS na saúde do brasileiro. “O prontuário vai nos permitir eficiência, transparência, economia, como na consulta a exames e na oferta de medicamentos, e permitirá que o cidadão seja o fiscal do Sistema Único de Saúde. Até 10 de dezembro, já deveremos ter mais de 50% dos brasileiros com seu atendimento verificado no sistema de controle do Ministério da Saúde, para que seja atingido o objetivo da informatização dos mecanismos de controle de cada real do SUS”, destacou o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o anúncio da medida.
fonte: Portal da Saúde
A farmacêutica Sarah Fernandes, da UBS Centro de Itaquaquecetuba comentou com o Portal NasceCME sobre essa mudança: “A implantação de Sistema Informatizado de Prontuário é uma excelente iniciativa para melhorar o serviço prestado ao usuário, desde que, haja manutenção, eficiência e eficácia ao acessar as informações e preencher os dados dos pacientes. Entretanto, vale ressaltar o correto treinamento dos profissionais de saúde no manuseio da tecnologia, manutenção constante do sistema para não travar nem perder dados e resolver outros contratempos. Os profissionais de saúde precisam ser treinados para preenchimento dos requisitos da tecnologia e saber resolver pequenos problemas como reiniciar a máquina e desligar com os dados salvos.”