Entorovirus D68, causa doença respiratória grave, há 130 casos confirmados nos EUA.
Em 10 de setembro de 2014, os Estados Unidos informaram a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OPAS / OMS), sobre um surto de doença respiratória grave associado com Enterovirus D68 (EV-D68). A partir de 16 de setembro de 2014, 130 casos confirmados em laboratório de EV-D68 foram reportados em 12 estados dos Estados Unidos: Alabama, Colorado, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Kentucky, Louisiana, Missouri, Nova York, Oklahoma e Pensilvânia. As investigações sobre suspeitas de casos em muitos outros estados estão em curso.
EV-D68 é identificado através de técnicas moleculares em um número limitado de laboratórios em infecções enterovírus, incluindo EV-D68, não são de notificação obrigatória nacional, mas detecções de laboratório de enterovírus e parechovirus são reportados voluntariamente ao Sistema Nacional de Vigilância, que é gerida pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Atualmente, não existem vacinas disponíveis ou tratamentos específicos para EV-D68 e atendimento clínico é favorável. Os sintomas da EV-D68 podem incluir febre, coriza, espirros, tosse e corpo e dores musculares. Os indivíduos com condições pré-existentes, como asma ou outras doenças respiratórias, podem ser particularmente propensas a infecções graves da EV-D68 e podem ter dificuldade em respirar ou têm respiração ofegante.
Fonte: Organização Mundial da Saúde