Cursos NasceCME – “Da teoria ambientalista de Florence Nightingale à CME de hoje” – Palestrante Ana Miranda
TEMA 1: Teoria Ambientalista de Florence Nightingale e a CME:
A teoria ambientalista de Florence Nightingale aborda como as condições externas interferem na pessoa. Os aspectos de ventilação, cheiro, ruído e luminosidade devem ser considerados como agentes desencadeantes de agravo de doenças. Percebe-se que existe um paralelo entre esses pressupostos de Florence e as condições observadas no ambiente da CME. Como trabalhar as questões de odor, calor, ruído e iluminação que estão presentes no dia a dia da CME? Qual o impacto gerado pelo ruído fora dos padrões estabelecidos? A temperatura e umidade relativa do ar podem afetar a produtividade da equipe? A ventilação pode contribuir para a manutenção das condições de conforto e garantia da esterilidade do produto para saúde? O regulamento técnico vigente engloba todas essas questões ambientais? Qual o nível adequado de contaminantes no ambiente da CME? Venha discutir conosco todas essas questões.
TEMA 2: Novas tecnologias de identificação e rastreabilidade de instrumentos cirúrgicos e materiais.
Um termo recorrente nas discussões de CME diz respeito a rastreabilidade. A legislação estabelece a necessidade da adoção de rastreabilidade dos produtos para saúde processados. Florence Nightingale em 1859 manifestava preocupação com a qualidade da informação referindo-se aos registros hospitalares. Se não há registros regulares ou rastreáveis os dados obtidos serão inconsistentes e pouco fidedignos. O que é rastreabilidade e qual a sua importância para as atividades desenvolvidas na CME? O que temos disponível hoje no mercado para rastreabilidade dos produtos para saúde? Quais as dificuldades atuais das CMEs frente a adoção de tecnologias de rastreabilidade? Em que medida trabalhar com rastreabilidade contribui para alcançar melhoria da qualidade? Se você tem dúvidas sobre rastreabilidade venha discutir conosco!!!
INSCREVA-SE HOJE MESMO! Curso A: http://bit.ly/36Sxxmc
Curso B: http://bit.ly/2v0JJUK