RESTAURANDO VIDAS

image_pdfImprimir notíciaimage_print

ENTREVISTA | KÁTIA FERNANDA SCHAEDLER

“RESTAURANDO VIDAS”

A importância do aprimoramento contínuo no ramo médico hospitalar por quem acompanha o avanço tecnológico no segmento como um todo, aliado ao trabalho de logística e importação.

por Stella Curzio

_70a0069-02
Kátia Fernanda Schaedler, Gerente de Operações | Foto: Stella Curzio

Com atuação há mais de 10 anos no mercado de medical devices, Kátia Fernanda Schaedler, gerente de operações da empresa Medsíntese Imp. Exp. Com. Eireli, tem acompanhado e percebido a necessidade de melhorias contínuas na cadeia como um todo. Nessa entrevista, Kátia comenta sobre o aprimoramento e evolução do setor, a importância da qualidade no ramo de atuação, apresenta as empresas Medsíntese e Medicon e, aborda a importância do Grupo de Estudos liderado por Ana Miranda.

São mais de 10 anos de experiência na área de operações em empresas do ramo hospitalar. Como você enxerga os avanços? As coisas mudaram ou ainda é possível atingir bons resultados com o que já vem sendo praticado?

Se olharmos para a linha do tempo os avanços são positivos e eu diria que, na CME – Central de Materiais e Esterilização, nós não conseguiriamos hoje, ter o mesmo resultado do que era praticado há 10, 15 anos atrás em nível de processamento de materiais, atualmente, muito mais eficaz e seguro ao paciente. Podemos exemplificar com os perfuradores elétricos que, no passado, eram esterilizados com pastilhas contendo formaldeído. Na atualidade, esta prática é proibida e o produto é considerado prejudicial à saúde pelos órgãos competentes. Sem dizer na criação e inovação dos instrumentais, voltados para cada especialidade, o que torna mais eficaz o processo cirúrgico.

“O APRIMORAMENTO

PRECISA SER CONTÍNUO,

ASSIM COMO AS MUDANÇAS

SÃO CONTÍNUAS.”

Como é trabalhar para atingir resultados de excelência? Qual a necessidade de se trabalhar a liderança voltada para os valores humanos, de realização?

É desafiador. Exige a busca contínua por conhecimento, inovação, respeito à diversidade, trabalho em equipe, porém, o resultado é muito prazeroso. É fundamental trabalhar a liderança voltada para os valores humanos. Para que as pessoas se doem e deem o seu melhor, elas precisam estar engajadas e sentir prazer na realização de suas tarefas.

 

“A EQUIPE DEVE EXECUTAR

AS ATIVIDADES COM AMOR,

CARINHO, PRAZER.

SEM QUE EXECUTEM

COM SATISFAÇÃO

TODAS AS TAREFAS,

NÃO SERÁ POSSÍVEL

ENTREGAR UM TRABALHO

DE EXCELÊNCIA.”

A equipe deve executar as atividades com amor, carinho, prazer. Sem que executem com satisfação todas as tarefas, não será possível entregar um trabalho de excelência. A Medsíntese investe no aprimoramento contínuo dos processos que, inclusive, faz parte da nossa política de qualidade. Sempre comento com a minha equipe que não podemos ser 100%. Na área de saúde nós temos que ser 101%. Estamos atuando e cuidando de vidas e a vida não é reparável, podemos causar uma perda irreparável em um simples deslize, algo que você causa para sempre, por isso a necessidade de saber o que você está fazendo e fazer com excelência.

“EU COMENTO COM A MINHA EQUIPE

QUE NÃO PODEMOS SER 100%.

NA ÁREA DA SAÚDE,

NÓS TEMOS QUE SER 101%.

ESTAMOS ATUANDO E

CUIDANDO DE VIDAS

E A VIDA NÃO É REPARÁVEL,

PODEMOS CAUSAR UMA PERDA

IRREPARÁVEL

EM UM SIMPLES DESLIZE,

ALGO QUE VOCÊ CAUSA

PARA SEMPRE,

POR ISSO A NECESSIDADE

DE SABER O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO

E FAZER COM EXCELÊNCIA.”

Porque a Medsíntese apoia e acredita ser importante o grupo de estudos e a troca de experiência entre os profissionais?

Acreditamos que a sinergia e troca de experiências é fundamental para todas as partes atuantes no processo e que sem essa contribuição mútua e participação dos envolvidos (Fabricante, Distribuidor e Hospital/Cliente), não seria possível entregar um serviço, um atendimento de excelência ao cliente. A educação continuada é essencial para proporcionar a reciclagem dos nossos colaboradores e dos profissionais envolvidos para que, trocando e somando experiências, consigam atingir juntos, o objetivo comum, que é proporcionar um atendimento de excelência ao paciente.

img_0061
Grupo de Estudos em Ortopedia | foto: Stella Curzio

Qual a relação entre Medsíntese e Medicon? Poderia comentar sobre as empresas? E, por que os produtos da Medicon tem se destacado no mercado brasileiro?

A Medsíntese é distribuidora exclusiva da Medicon no Brasil. A Medsíntese está no mercado desde 2003. É uma empresa com os olhos para o futuro onde uma das suas principais diretrizes é o aprimoramento dos seus processos, a excelência em serviço e incentivo à educação continuada. Buscamos incorporar em nosso portfólio, produtos e equipamentos de alta tecnologia para disponibilizar o que acreditamos ser a razão da sua existência, que é melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A Medicon foi fundada em 1941 em Tuttlingen, Alemanha, e comercializa os seus produtos em mais de 120 países no mundo. Seus principais diferenciais são: qualidade da matéria prima (aço made in Germany); performance (precisão e duração do corte) e durabilidade (garantia de 10 anos/economia).

Foto: Divulgação/Medicon
Foto: Divulgação/Medicon

Foto: Divulgação/Medicon
Foto: Divulgação/Medicon

“BUSCAMOS INCORPORAR

EM NOSSO PORTFÓLIO,

PRODUTOS E EQUIPAMENTOS

DE ALTA TECNOLOGIA

PARA DISPONIBILIZAR

O QUE ACREDITAMOS SER

A RAZÃO DA SUA EXISTÊNCIA,

QUE É MELHORAR

A QUALIDADE DE VIDA

DOS PACIENTES.”

Foto: Divulgação/Medicon
Foto: Divulgação/Medicon
06
Foto: Divulgação/Medicon

Qual o diferencial do container da Medicon que usa o sistema Pasteur com filtro?

Um dos diferencias da nova geração de containers da Medicon é o sistema labirinto. Esse sistema possui um filtro permanente integrado à tampa que garante a coleta eficiente dos germes e bactérias. Graças ao princípio de fluxo Pasteur, ele dispensa o uso de filtros descartáveis e consequentemente, reduz os custos com insumos.

Foto: Divulgação/Medicon
Foto: Divulgação/Medicon

Poderia comentar sobre o manual de Manutenção da Medicon?

O manual tem a função de um guia para auxiliar os profissionais de CME (Central de Material e Esterilização) a fazerem o uso correto do reprocessamento dos materiais para que o instrumental tenha longevidade e se mantenha na garantia dos 10 anos que a fábrica fornece. Ele apresenta ciclo de lavagem, secagem, ensina como esterilizar de forma correta, aborda os cuidados que devem ser tomados para não danificar o material, etc. Em breve, a Medsíntese juntamente com a Medicon irão disponibilizar a versão em Português para o mercado.

Imagem Ilustrativa: Divulgação/Medicon
Imagem Ilustrativa: Divulgação/Medicon

Agradecimentos: Ana Miranda – Fundadora e Presidente do Grupo de Estudos em Ortopedia, Diretora Executiva do Portal NasceCME, Idealizadora e Realizadora do 1° Congresso Nacional de Limpeza e Esterilização (CONALE). Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese. Pós-graduada em Enfermagem. Médico Cirúrgica pela Unifesp. Autora do Guia “Limpeza Sobre Materiais Cirúrgicos Complexos” e do Livro “Teoria e Prática na Prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico”.

 

Imprima sua noticia!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

categorias

redes sociais