Na realidade isto depende dos protocolos desenvolvidos pela instituição. Deve-se saber que toda instituição deve desenvolver seu protocolo em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). A APECIH recomenda interromper imediatamente a utilização do equipamento e em seguida rastrear todos os artigos processados pelo equipamento desde o último teste com resultado negativo; notificar o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar; observar todos os parâmetros físicos dos ciclos rastreados e de ciclos realizados nos demais esterilizadores; solicitar apoio da manutenção com relação ao suprimento de vapor; se possível, repetir o teste com indicador biológico (IB) no mínimo duas vezes e só então liberar o equipamento caso o resultado seja negativo. Se o resultado apresentado for positivo, deve-se solicitar vistoria no equipamento pela manutenção ou engenharia clínica. Rastrear os materiais utilizados e identificar seus usuários (especialmente em casos de material cirúrgico) (PADOVEZE, DEL MONTE, 2003).
Home QUANDO UM DOS INDICADORES BIOLÓGICOS APRESENTA RESULTADO INSATISFATÓRIO QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADEQUADOS?QUANDO UM DOS INDICADORES BIOLÓGICOS APRESENTA RESULTADO INSATISFATÓRIO QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADEQUADOS?
QUANDO UM DOS INDICADORES BIOLÓGICOS APRESENTA RESULTADO INSATISFATÓRIO QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADEQUADOS?QUANDO UM DOS INDICADORES BIOLÓGICOS APRESENTA RESULTADO INSATISFATÓRIO QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADEQUADOS?
TODOS OS PACOTES QUE SERÃO ESTERILIZADOS DEVEM SER IDENTIFICADOS?QUANDO TROCAR A SOLUÇÃO DE DETERGENTE ENZIMÁTICO?
Comentários
1º Prêmio NASCECME
Ana Miranda

Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazanese; Pós-Graduada em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Unifesp; Autora do Guia “Limpeza sobre Materiais Cirúrgicos Complexos” e do livro “Teoria e Prática na Prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico”; Presidente Executiva do Portal NasceCME e da Revista NasceCME Magazine.
Fique Atualizado(a)
Receba informações sobre cursos, palestras e novidades em seu e-mail.