O orto-ftalaldeído (OPA) é o desinfetante de alto nível mais rápido do mercado, tendo recebido aprovações do FDA e da CE no final da década de 90. Sua formulação compreende uma concentração de 0,55% de orto-ftalaldeído. A concentração mínima efetiva (MEC) é de 0,3%. A apresentação do produto se faz para pronto uso, ou seja, não requer ativação e por isto depois de aberto pode permanecer em prateleira por até 75 dias. A solução em uso tem duração de 14 dias ou quando em concentrações maiores que 0,3%. Para tal aferição são recomendadas tiras testes que devem ser utilizadas a cada uso do produto. O tempo de ação do OPA é de 5 minutos, quando a 20 º C (CE). Apresenta também um marcador para matéria orgânica que indicará áreas onde ocorreram falhas no processo de limpeza, através de uma marcação preta. Esta marcação é eliminada a partir do momento que a sujidade for removida, através de um procedimento de limpeza adequado. É validado por diversos fabricantes de equipamentos, tais como: Olympus®, Fujionon®, Pentax®, Karl Storz®, entre outros. Produto aguarda liberação para comercialização no mercado nacional. Fonte: ASP
QUAL A DIFERENÇA ENTRE REPROCESSAR E REESTERILIZAR UM ARTIGO MÉDICO-HOSPITALAR?
QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO?QUAL A DIFERENÇA ENTRE FERRUGENS E MANCHAS EM INSTRUMENTAIS ?
Comentários
1º Prêmio NASCECME
Ana Miranda

Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazanese; Pós-Graduada em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Unifesp; Autora do Guia “Limpeza sobre Materiais Cirúrgicos Complexos” e do livro “Teoria e Prática na Prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico”; Presidente Executiva do Portal NasceCME e da Revista NasceCME Magazine.
Fique Atualizado(a)
Receba informações sobre cursos, palestras e novidades em seu e-mail.