Ao término de um procedimento correto de esterilização, os produtos no interior da câmara do esterilizador estarão esterilizados. O ar da sala onde o esterilizador estiver instalado contém partículas de poeira que podem conter microorganismos. Logo, ao remover a carga do esterilizador, esta será novamente contaminada. Além do mais, normalmente os artigos esterilizados são armazenados por algum tempo antes de serem utilizados e ainda por cima são transportados dentro do ambiente hospitalar até o local onde serão utilizados. Fica claro que qualquer artigo, quando não protegido, será recontaminado até o momento de ser usado. Os artigos devem ser acondicionados em embalagens para evitar a recontaminação após a esterilização. Ao mesmo tempo, o material da embalagem deve ser adequado para permitir a esterilização dos artigos contidos dentro dela! Além do que, a embalagem deve proteger seu conteúdo durante o manuseio e transporte. Todos os produtos que serão esterilizados devem ser embalados para serem considerado uma esterilização terminal
POR QUE EMBALAR ARTIGOS ESTERILIZADOS?
Posso esterilizar todos os materiais em CME?POR QUE É IMPORTANTE LIMPAR UM ARTIGO MÉDICO-HOSPITALAR ANTES DA DESINFECÇÃO OU ESTERILIZAÇÃO?
Comentários
1º Prêmio NASCECME
Notícias
Ana Miranda

Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazanese; Pós-Graduada em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Unifesp; Autora do Guia “Limpeza sobre Materiais Cirúrgicos Complexos” e do livro “Teoria e Prática na Prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico”; Presidente Executiva do Portal NasceCME e da Revista NasceCME Magazine.
Publicidade
Fique Atualizado(a)
Receba informações sobre cursos, palestras e novidades em seu e-mail.