Inscreva-se no IV Simpósio de Enfermagem em Endoscopia da SOBED

image_pdfImprimir notíciaimage_print

 

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) aguarda inscrições até o dia 5 de maio (com desconto!), para o IV Simpósio de Enfermagem em Endoscopia, em Vitória, Espírito Santo, no Sheraton Hotel Vitória, onde contará com quatro mesas redondas, abordando diversos temas importantíssimos para a área.

 

Captura de Tela 2017-04-10 às 13.03.37

Para mais informações: www.sobed.org.br

Convidamos a enfermeira Lucia Helena, fundadora da SOBEEG, que atua em Endoscopia Digestiva Gastrointestinal desde 1985 e tem especialização em Saúde Pública, para comentar a respeito da endoscopia nos dias de hoje, as mudanças e o que se pode esperar como garantia de segurança do paciente:

Desde a década de 60, com a introdução da fibra óptica na endoscopia gastrointestinal flexível, inúmeras inovações tecnológicas nas configurações proporcionaram avanços em conforto médico e ao paciente, melhorias na definição e captura de imagens na realização dos procedimentos endoscópicos. As propriedades químicas e estruturais dos endoscópios evidenciam presença de biofilme nos canais de endoscópios, a dificuldade na completa remoção e interferência na ação da solução desinfetante (Kovaleva 2009). As recentes mortes de pacientes relacionadas aos procedimentos endoscópicos, nos comprometeu à revisão da prática, trazendo por terra, os preceitos relativos a transmissão de infecção, corroborando a importância de novos estudos e mudanças no processamento de endoscópios, bem como na construção de  equipamentos acessíveis a limpeza  e segurança no uso entre os pacientes. Todos nós envolvidos com a endoscopia gastrointestinal flexível, devemos questionar e refletir sobre as ações praticadas, bem como  exigir dos fornecedores  dados confiáveis que  garantam a prática segura. Que a postura de Patty Murray nos sirva de exemplo para assumir nosso papel de profissional de saúde responsável na garantia da segurança do paciente baseada em evidências.

Referencias: Kovaleva J, Meessen NE, Peters FT, Been MH, Arends JP, Borgers RP et al. Is bacteriologic surveillance in endoscope reprocessing stringent enough? Endoscopy. 2009 Oct;41(10):913-6.

foto Lucia

Lucia Helena, Enfermeira com Habilitação em Saúde Pública pela EERP USP. Especialização em Saúde Pública pela FCM Unicamp. Atua em Endoscopia Digestiva Gastrointestinal desde 1985. Foi sócia fundadora da SOBEEG. Ministrou diversas palestras sobre o tema. Apresentou trabalhos sobre enfermagem em endoscopia digestiva em congressos internacionais como Digestive Disease Week nos Estados Unidos e ESGENA ( European Society of Gastroenterology and Endoscopy Nurses and Associates) Conference na United European Gastroenterology Week.

Imprima sua noticia!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

categorias

redes sociais