O método de esterilização conhecido como vapor saturado sob pressão é realizado em uma autoclave e classificado como método físico. Seu mecanismo de ação é obtido através da termo coagulação e da desnaturação de proteínas, isto é, perda de função vital das células. Os parâmetros utilizados para realização deste processo são: temperatura, pressão, tempo, saturação do vapor (relação calor/umidade), remoção do ar da câmara interna, disposição da carga. Levando-se em consideração o tempo mínimo de 3 minutos de exposição depois do preparo da câmara, mais tempo de secagem, variável conforme equipamento, temperatura e carga, necessita resfriamento antes do uso. Os insumos utilizados neste método de esterilização são: embalagens (papel grau cirúrgico, tecido, polipropileno, papel crepado, container), energia elétrica, água incompatibilidades artigos termossensíveis, óleos e pós. Fatores positivos: eficácia na esterilização e a não existência de resíduos tóxicos no processo. Fatores Negativos: a maioria dos equipamentos consomem muita água e energia para completar o ciclo além de apresentar muita manutenção em decorrência há riscos de falha no processo. Recomendação: validar o processo anualmente e manter as manutenções preventivas em dia, seguindo sempre as recomendações do fabricante. Monitoração Parâmetros físicos, IQ, IB (Geobacillus stearothermophilus)
COMO FUNCIONA A ESTERILIZAÇÃO PELO METODO DE VAPOR SATURADO ?
COMO FUNCIONA ESTERILIZAÇÃO POR PASTILHA DE FORMALDEÍDO?COMO FAZER O CONTROLE E FAZER A DOCUMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO?
Comentários
1º Prêmio NASCECME
Notícias
Ana Miranda

Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazanese; Pós-Graduada em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Unifesp; Autora do Guia “Limpeza sobre Materiais Cirúrgicos Complexos” e do livro “Teoria e Prática na Prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico”; Presidente Executiva do Portal NasceCME e da Revista NasceCME Magazine.
Fique Atualizado(a)
Receba informações sobre cursos, palestras e novidades em seu e-mail.