02/07/2014 – Ar Limpo em hospitais

image_pdfImprimir notíciaimage_print

 

RESUMO

Durante os últimos 15 anos, estudamos o problema das infecções hospitalares e as medidas de proteção. Era sabido que o fluxo unidirecional oferece boa proteção ao paciente em salas de cirurgia e unidades de terapia intensiva para Transplante de Medula Óssea -TMO. Mas ainda faltavam determinar os requisitos de ar limpo em todos os quartos do hospital e uma abordagem mais ampla para fornecer proteção aos pacientes contra infecções. Por este motivo o problema foi estudado de maneira abrangente. O resultado deste trabalho foi a publicação da norma russa GOST R 52539-2006, cujo título é “Limpeza do ar em hospitais. Requisitos gerais.” Esta norma estabelece cinco grupos de quartos, utiliza as classes de limpeza descritas na norma ISO 14644-1 e descreve métodos para atingir o nível necessário de limpeza do ar para diferentes classes dos ambientes (dimensões da seção transversal de fluxo unidirecional, velocidade do ar, tipos de filtros de ar necessários em cada tipo de quartos e outras medidas de proteção).
1. Risco para os pacientes

Hospitais estão infectados por micro-organismos patogênicos. Permanecer em hospitais pode ser perigoso para os seres humanos. E, é triste dizer, mas é um fato que as infecções hospitalares matam muitas pessoas e geram muitas despesas. Uma pessoa saudável que entra em um hospital para ser operada por causa de um acidente pode ser infectada e ficar doente. Reino Unido Cerca de 5.000 pessoas morrem por ano no Reino Unido por causa de infecções hospitalares. Isto custa mais de 1 bilhão de libras / ano e excede o valor reservado
para a prevenção de acidentes de trânsito fatais. Cerca de 8% dos pacientes de hospitais foram infectados em 2006 (dados do Prof. R. James1). França todos os anos, entre 60.000 e 100.000 pessoas são infectadas durante a permanência em hospitais ou algo entre 6% e 10% do número total de pacientes. Todos os anos, entre 5.000 e 10.000 pessoas morrem por causa de infecções hospitalares. Estes números são semelhantes aos das vítimas de acidentes de trânsito (7.800 pessoas em 2002)2.

Rússia

Cerca de metade das mortes após operações são causadas por infecções (Prof. Yu. Biryukov da Academia Médica de Moscou).

2. Infecções Hospitalares: História da Proteção
O problema das infecções hospitalares é muito antigo e permanece nítido, apesar de muitos esforços para resolvê-lo. A história de luta contra as infecções hospitalares tem sua própria lógica e pode ser dividida em três períodos. Período pré-antisséptico É sabido que mais da metade das pessoas operadas por amputação morreram devido a infecções até o meio do século XIX. Operações em hospitais de pequeno porte, em casa ou nas condições de campo eram menos perigosas. Os pontos com alta concentração de pacientes leva a contaminação cruzada e disseminação de infecções. Ar fresco e ausência de outras pessoas melhoravam dramaticamente a situação, mas os hospitais eram realmente lugares perigosos.

Confira a notícia completa clicando aqui

Imprima sua noticia!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

categorias

redes sociais